sábado, 9 de julho de 2011

consertando fontes de xbox 360 quando ligada em 220 v



Como   consertar fonte de xbox 360 quando ligada em 220


Introdução
Todo equipamento  precisa de uma fonte    que reduz  a voltagem das concessionárias 110 ou 220 alternados  ,adequando assim as voltagens que o equipamento precisa para poder funcionar  corretamente .A voltagem das concessionàrias são alternadas ou seja ela varia entre +220v ate -200v figura 1então temos o primeiro problema pois os equipamentos funcionan  com baixas tensões 12v dc por exemplo ,neste ponto  entra a fonte de alimentação tendo    o papel de reduzir e adequar essas voltagens  de acordo com o equipamento.
figura 1
Tipos
Varias são os tipos de tecnologias envolvidas em uma fonte as primeiras fontes  de alimentação usavam transformador de baixa freqüência 60hz ou 50hz retificando  através de  diodos  ,estabilizando com capacitores .figura 2 
mas elas não estabilizavam a corrente ,as fontes estabilizada utilizam-se de um artifício para estabilizar   a tensão elas usam transistores ou integrados para estabilizar e ou controlar a corrente e tensão figura 3 ,3ª a desvantagem desse tipo de fonte    é o seu tamanho  e peso alem de um elevado desperdicio de energia figura 3b.
figura 3

figura 3b

As modernas fontes trababalham   de um modo    diferente chamado chaveamento, onde  diodos capacitores retificam e filtram a alta tensão entregando  ela a um circuito eletrônico onde  é feito o chaveamento 
figura 4,
  figura 4
 
tipo de fonte tem uma grandes vantagens com relação as lineares  aceita alimentações que vão de 90 ate 250vac  ,são fontes compactas e tem   uma excelente  regulação .a maioria  das fontes usadas informatica são chaveadas, a   fonte do xBox  é uma fonte chaveada so que a entrada de voltagem dela é pra 115v que é o padrão americano e que no Brasil precisamos usar  um transformador ou    um estabilizador para alimentar o console , mas pode ocorrer de acidentalmente ligarmos em 220 vac, então ocorre um show pirotécnico   e um tremendo de um susto , mas calma    a solução é simples e relativamente barata ,então vamos la, já falei anteriormente das vantagens das fontes chaveadas e agora vou falar de outro ponto  que não  falei que a proteção ,fontes chaveadas contam com circuitos de proteção como fusíveis varistores e ntc
                                                     Proteção
 Fusíveis protege contra curtos circuitos ,varistores, protegem contra picos de tensãoe ntc protegem os capacitores na hora que ligamos a fonte na tomada contra o excesso de corrente ,vou falar aqui especificamente dos varistores.
Varistores são componentes parecidos   com   pequenos capacitores cerâmicos figura 5,

figura 5




sua principal função e proteger de surtos de corrente figura 6,ele fica normalmente entre a fase e   neutro da rede ou da fese para terra ,e do neutro para terra .
figura 6




 entrada    da fonte do x Box temos dois varistores de 150 vac 4000 amperes , para proteger contra surtos de tensão  então o que ocorre quando ligamos em 220vac  eles entrão em curto queimando o fusível  cortando a correte elétrica  e protegendo o restante da fonte figura 7.
fgura 7







Mãos a obra

Material necessario :
Ferro de solda 40w
Solda para eletronica
Sugador de solda
 Dois varistores 150 vac 1400 amperes
Thinner ou alcool isopropilico para limpar a area do curto
Chave phillips 3/16
Chave de fenda 1/8
Começando
Primero  retire as borrachas      que protegem os parfusos

Retire os parafusos
Abra  a caixa
Retire  o dissipador de aluminio
Localize  os componentes deituosos
Retire os mesmos
Limpe a placa    com thineer ou alcooll isopropilico
Resolde os componentes
Recoloque o dissipador de aluminio
Feche a caixa 
Obs
O fusivel    do xbox  é com perna tavez você  não encontre no mercado mas  com fusivel comum  solde tremeinais de
                               fusivel comum                  





                                                                  fusivel play station


Utilize uma lapada de   serie para testar
Abaixo    o esquema de uma


 
A lampada tem que dar uma breve  piscada
Se a lampada   acender forte     por um longo periodo ainda tem curto
se ela der uma piscada    pode esta tudo ok 
então religue no play station  
atenção esse tipo de serviço trabalha com tensões elevadas se voce não tiver pericia não o faça ,há risco de choque eletrico   e de vida

48 comentários:

  1. Bom dia amigo

    Você saberia me informar quem é o varistor que fica entre as 2 bobinas nessa fonte o codigo na placa é znr 2.

    ResponderExcluir
  2. meu caro dan , esse componente que vc falou mencionou provavelmente não é um varistor e sim capacitor que filtra as altas frequencia da fonte , qualquer duvida estou a disposição

    ResponderExcluir
  3. recebi uma fonte de xbox 360 sem tampa só a placa , sem modelo elatem um conctor de 6 pinos, sabe me dizere qual o modelo e se voce tem o esquema eletrico dela?

    ResponderExcluir
  4. caro nishimura ,dessas fontes eu não tenho esquema esse connector que voce fala é de entrada ou saida de enegia ? ela foi ligada em 220 ou queimou por outro motivo qualquer ,se possivel mostra a foto da plca ok , estou pronto a lhe ajudar ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigao tenho uma fonte jasper de 6 furos, ela foi ligada no 220 e queimou o varistor, so que tem mais um que nao tinha marca de solda mais nao sei o seu modelo, como saber o modelo dele ?

      Excluir
    2. Alguem poderia me ajudar, estou com uma fonte de alimentaçaõ do xbox, porem achei o defeito e um CI localizado perto de dois capacitores de 330 microfire de 200v.eu quero a numeração desse Ci pq ele torrou todo e nao tem como eu ver o numero dele.

      Excluir
    3. boa tarde amigo, estou com uma fonte de xbox, quero saber o numero do CI, pq ele estourou e não tem como ver para trocar.poderia me ajudar nessa?

      Excluir
  5. Um varistor de quanto???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo anônimo esta la no texto 150v 4000A =14d241 é o varistor que uso para substituir

      Excluir
    2. depende da fonte ha algumas que são de 241kd10

      Excluir
  6. Eu troquei os 2 varistores queimados e o fusível mas a fonte voltou a funcionar somente os 5volts, sem os 12volts. É a fonte mais antiga com aquele plug de saida com 6 pinos, acho. Não consegui achar o problema. Pode me dar uma dica ?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite amigo... Tenho uma fonte queimada que foi ligada no 220v. Refiz uma trilha rompida, soldei um varistor e coloquei o fusível, mas quando ligo na tomada o fusivel queima. Qual componente pode estar em curto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a ponte retificadora em curto. Por isso está rompendo o fusivel

      Excluir
  8. boa noite anonimo vc trocou o varistor ? se trocou qual a referencia dele ?
    tem uma fonte que tem dois varistores olha com atençao que sua fonte for dessas o outro o varistor pode esta em curto ok .

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Erondi Bezerra, eu queimei minha fonte ligando ela no 220v, a fonte é do xbox 360 slim. Eu abri a fonte e vi que o capacitor explodiu, limpei a placa, troquei o capacitor, o varistor e o diodo, porém ela não voltou a funcionar, tem ideia do que pode ter acontecido ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro anonimo vc trocou o fusivel?

      Excluir
    2. Então, provavelmente há outro problema na sua placa da fonte, decorrente do estouro do capacitor que libera um líquido que possa ser o culpado :/

      Excluir
  10. Bom dia Erondi!
    estou com uma fonte do xbox, com 5 e 12volts. Fui informado que foi ligada em 220v, consequentemente quando abri, lá estava: fusível aberto, trilhas rompidas na área da ponte retificadora, cap 330 x 200 estufado(não chegou espalhar eletrólito). O varistor não entrou em curto, a ponte retificadora também não. Testei também o STPS 3045 que conforme o datasheet, o símbolo são dois diodos com os catodos unidos que também não está em curto, não constatei mais nada. Bem, troquei o fusi e o cap, como aqui em Brasília são 220v, liguei para teste em uma lâmpada série que por sua vez ligada em um estabilizador 110v (óbvio), e a lâmpada que é 220V acendeu forte. O que poderia está em curto ainda?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Erondi!
    estou com uma fonte do xbox, com 5 e 12volts. Fui informado que foi ligada em 220v, consequentemente quando abri, lá estava: fusível aberto, trilhas rompidas na área da ponte retificadora, cap 330 x 200 estufado(não chegou espalhar eletrólito). O varistor não entrou em curto, a ponte retificadora também não. Testei também o STPS 3045 que conforme o datasheet, o símbolo são dois diodos com os catodos unidos que também não está em curto, não constatei mais nada. Bem, troquei o fusi e o cap, como aqui em Brasília são 220v, liguei para teste em uma lâmpada série que por sua vez ligada em um estabilizador 110v (óbvio), e a lâmpada que é 220V acendeu forte. O que poderia está em curto ainda?

    ResponderExcluir
  12. ola José Olimpio boa noita amigo .Um varistor ou VDR ( do inglês Voltage Dependent Resistor) é um componente eletrônico cujo valor de resistência elétrica é uma função inversa da tensão aplicada nos seus terminais. Isto é, a medida que a diferença de potencial sobre o varístor aumenta, sua resistência diminui.esse varistor da fonte do xbox é para 150 que que a voltagem operacional da fonte esse varistor ate 150 v a resistencia dele é muito alta para acasionar a queima do fusivel ,porem ultrapassado esse limite sua resistencia vai diminuindo ate chegar zero (no caso de ligar a fonte em 22o v) ocasionando a queima do fusivel e do varistor no seu caso o que esta ocorrendo é que ao ligar em 220 v o varistor começa a atuar diminuido a sua resistencia como existe um resistor de alta dessipação ( a lampada a voltagem tende a cair para perto de 110 v dando a falsa sensação de curto . vc tem ligar essa fonte em 110 v para testar ela ,e veja que o capacitor retificador é para 200v . 110 vac x 1.41=155v apos a retificação . quando vc liga em 220 vac =220 x 1.41 =310 v apos retificação então esse capacitor de 200v teria que ser de 350 ou 400 se não fosse o varistor antes do circuito de retificação esse capacitor de 200v explodiria haja visto que o mesmo receberia quase o dobro da voltagem que ee supporta . ligue a fonte em 110v com lampada serie e veja se ela liganormal caso não ligue verifique o varistor .espero ter ajudado qualquer duvida é perguntar .obg boa noite

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Erondi!
    Desculpe- me, entendi parte de sua explicação, porém, quando em seu texto você diz: " um resistor de alta dessipação ( a lampada a voltagem tende a cair para perto de 110 v dando a falsa sensação de curto . vc tem ligar essa fonte em 110 v para testar ela ,e veja que o capacitor retificador é para 200v. Ou seja, a lâmpada série está dando esta sensação de curto? Imaginei isso também. Aí você diz prá eu ligar a fonte direto em 110v. Esse capacitor de 200 v "retificador" não seria "de filtro"? Ok, depois você orienta prá que eu: "ligue a fonte em 110v com lampada serie e veja se ela liga normal caso não ligue verifique o varistor". Muito bem, como eu disse em minha publicação, após trocar somente o fusível aberto e o capacitor de 330x200 que estava estufado, haja vista, ter testado o varistor, a ponte retificadora e não apresentaram avarias, inclusive testei o varistor na escala de 10k, por segurança, liguei em lâmpada série, que por sua vez estava ligada na saída (110v) de um estabilizador, porque aqui em Brasília a tensão é de 220v.
    Minha pergunta é: Por ter ligado na lâmpada série, embora a supracitada lâmpada seja 220v, e está acendendo com brilho forte, a fonte possivelmente ainda está em curto ou falso curto, ou seria melhor ligar direto em 110v do estabilizador e ver o que acontece? Desde já agradeço e fico no aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite meu caro,bem vamos la , primeiro desculpa pois passou despercebido na minha leitura que vc ligou a font em 110 v no estabilizador ,, eu tinha entendido que vc tinha ligado a fonte em 220 v ,quando ocorre isso e a fonte é liigada diretamente na tomada sem a lampada serie ,o varistor atua ocasionado a queima do fusivel .isso ocorre devido a queda de sua resistencia .quando ela é ligada em 220v com lampada serie o varistor vai entrar em ação diminuido sua resistencia , so que como tem a lampada antes dele , ela se comporta como um resistor de alta dissipaçao segurnado parte da tensão (como eu entendi que a fonte havia sido ligada em 220 v (mim referindo a parte do filtro de tensão)a tensão em depois de retificada gera uma corrente pulsada perto dos 300v o que nesse caso não fosse a atuação do do varistor o capacitor vazaria e depois entraria em curto ,foi isso que eu quiz explicar pois bem vamos ao que interessa
      eu tenho aqui em casa uma fonte modelo a10 -120n1a
      a corrente de entrada dea é de 100-127 3.29a quando vc mutiplica 3.29 por 110v da quase 400w não sei a potencia da lampada em serie que vc esta usando ,nesse caso o consumo da fonte é maior que o da lampada então e entaão ela vai indicar um faalso curto acendendo forte ligue ela e espere ums de segundos ela ligada se não estourar nada ou algum componente super aquecer ela pode estar ok .provavelmente ela ja esta ok . algunhas fontes tem 2 varistores verifique isso tambem


      Excluir
  14. Olá amigos tenho uma fonte xbox que fica normal em standby, mas quando ligo o game da o pico de 12v em seguida volta para standby. O que vcs acham que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite wagner . olha so por esse sintoma sem fazer uma analize da placa fica dificil dizer com exatdão as causas do defeito .se vc tiver como testar a fonte em outro console seria uma boa pra er certeza de que realmente é a fonte.

      Excluir
    2. Wagner de uma verificada , se for o caso no estabilizador tambem .poder ser que ele esteja com problemas

      Excluir
  15. Boa noite, Minha fonte é 110v e está ligada em 110v. Ela funciona normalmente até aquecer, nesse momento ela desliga e fica vermelha. Apos esfriar volta a funcionar normalmente até aquecer novamente.
    Pensei que o cooler pudesse estar com problema ou entupido com poeira , porem nada disso foi constatado, mas vi um capacitor estufado.
    Pergunta poderia ser esse capacitor o causador desse problema?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite ,olha meu caro sem eletronica não tem como fazer um diagnostico sem uma analise mais profunda,porem esse capacitor que vc falou seria o primeiro suspeito troque-o e veja se resolve verifique tambem se não soldas fria na placa .aguardo um retorno .

      Excluir
  16. Minha fonte de xbox queimou pelo fato de minha esposa ter ligado ele no 220, efetuei a troca do varistor, mas antes de ligar na tomada, testei com um multímetro, coloquei cada ponta de prova uma em cada pino do plug que conecta para tomada para ver se havia algo em curto ainda, e percebi que ele fica em curto por alguns segundos depois para, inverto as pontas de prova e volto para a posição inicial, fica em curto por alguns segundos depois para, como se fosse um capacitor descarregando, o que pode ser?
    Agradeço desde já a atenção

    ResponderExcluir
  17. boa noite noite Bruno Ribeiro ,pelo sintoma que vc descreveu realmente são os capacitores de filtro que se carregam quando vc coloca o multimetro na escala ohmica ,quando vc inverte as pontas acontece o inverso ,o capacitor se descarrega .se fosse curto realmente a escala ohmica ficaria sempre proxima do zero .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erondi, obrigado pela resposta!

      Descobri parte do problema, o mosfet estava totalmente em curto, efetuei a troca do mesmo e o problema citado acima foi resolvido.
      Liguei a fonte, o led amarelo (standby) 5V acendeu, mas ao ligar no xbox e ligá-lo, o console desliga e a fonte fica com o led vermelho aceso, sei que esta é a linha dos 12V, em pesquisa, alguns falaram que o CI PWM no meu caso o CP019B é quem controla os 5V e 12V, efetuei a troca do mesmo, mas o problema persistiu.
      Tem alguma pista ou dica de teste para ver o que pode ser?

      Obrigado pela atenção

      Excluir
  18. Eroni, bom dia! Meu Nome é Cláudio Ferreira.
    Tenho uma fonte de xbox de tensão 127v que por sua vez foi ligada em 220v e constatei um capacitor eletrolítico estourado e com bastante liquido na placa substituindo o mesmo ficaria funcionando normal?
    Grato, aguardo sua resposta!

    ResponderExcluir
  19. tem que verificar se ha algun curto no circuito primario ,caso positivo realizar a troca dos componentes defeituosos ,fica dificil dizer assim a distancia que trocando o capacitor o problema sera sanado .

    ResponderExcluir
  20. Bom dia meu caro, tenho uma fonte antiga do xbox elite. O fusível, o varistor e o capacitor queimaram, tirei os três porem perdi o capacitor e o varistor. vc saberia me dizer as especificações deles para eu comprar. Ou tem como ver na placa qual sua especificação?

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, estou com uma fonte de xbox 110V que foi ligada em 220V, quando abri pude perceber o capacitor maior estourado e o fusível queimado,já o varistor não apresenta avaria e nem esta em curto, já troquei o capacitor e o fusível, como não achei o de 6.3A 250V coloquei um de 4A 250V, que tbm esta especificado na placa, mais quando liguei voltou a queimar o fusível, teria alguma dica que possa resolver esse problema, pode ser a ponte retificadora?onde fica ela? a fonte que tenho é a mesma que descreveu ali em cima, A10-120N1A, ela tem outro varistor? não o encontrei.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite! Amigo, meu filho ligou a fonte direto em 220V queimou o varistor e derreteu também a isolação das duas bobinas, vou precisar trocar o varistor e as bobinas, vc sabe qual a referencia deles?

    ResponderExcluir
  23. Boa noite! Amigo, meu filho ligou a fonte direto em 220V queimou o varistor e derreteu também a isolação das duas bobinas, vou precisar trocar o varistor e as bobinas, vc sabe qual a referencia deles?

    ResponderExcluir
  24. Boam dia amigo... Liguei minha fonte em 220v assim como as outras pessoas... Porém queimou o varistor e o fusível o que parece fácil de reparar, mais na minha cidade não consegui encontrar, nem o fusível, muito menos o varistor. Tem algum componente que posso substituir os 2 , fonte de notebook será que encontro?

    ResponderExcluir
  25. bom dia Gesar ,olha provavelmente vc encontre , desde que o fusivel seja de 6A
    e e o varistor seja de 150 v x 4000amperes.

    ResponderExcluir
  26. olá meu nome é Ubirajara estou com um fonte de exbox 360 enquanto eu examinava o circuito sem querer provoquei um curto,a fonte acendia o led vemelho mais agora não acende ais nada testei um triac e percebi na escala de continuidade que ele bipava em todo o modo de teste pode ser isso ou algo mais? obrigado.

    ResponderExcluir
  27. ola tenho uma fonte do exbox 360 e estava acendendo o led vermelho,mais examinando o circuito apos a troca de u capaitor estufado acabei provocando um curto sem quere.Des de então, ao ligar a fonte na tomada começou a queimar os fusiveis do filto de linha e já não acende nem um led mais,o que pode ser?obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Alguém poderia me ajudar a fonte do meu Xbox 360 jasper está com problema ao ligar na tomada ok luz laranja ao ligar o game fica vermelha, abri ela é encontrei um CI estourado e não consegui identificá-lo, já busquei muito e nada, alguém sabe qual seria o CI que está na localidade IC2, fica na parte de baixo da placa abaixo da placa metálica.

    ResponderExcluir
  29. ola amigo
    eu gostaria de saber se vc tem esquema eletrico do xbox one?

    ResponderExcluir
  30. eu estou com uma fonte queimada foi so o transistor aquele de 4 do lado e 3 do outro mais eu nao consigo achar o esquema desa font e nem o valor do transistor vc pode me ajudar me mandado o esquema desa fonte e um xbox aqueles cinza ou o a referência do transistor
    .falo amigo .

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, tenho uma fonte de 220V e que estava ligada na tomada de 220V quando deu uma pequena falta de energia (muito rápido) daí quando tentamos ligar novamente a mesma fica apenas com o led laranja aceso. Abri pra verificar e constatei que não tem os 12V para alimentar o Xbox apenas os 5V. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde, tenho uma fonte de 220V e que estava ligada na tomada de 220V quando deu uma pequena falta de energia (muito rápido) daí quando tentamos ligar novamente a mesma fica apenas com o led laranja aceso. Abri pra verificar e constatei que não tem os 12V para alimentar o Xbox apenas os 5V. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  33. gostei da postagem e dos comentários, mas amigos ainda estou com problemas, verifiquei na fonte um varistor queimado e o fusível, troquei-os, mas ao ligar não consegui encontrar saída de 15 volts só a de 5 volts, o que pode ser? obrigado ... fico no aguardo...

    ResponderExcluir
  34. amigo eu tambénm troquei o varistor de 241KD10 por um 250k 10
    pode ser isso ?

    ResponderExcluir

deixe seu comentario